Tratamentos

Acne

Acne

Image

A acne é uma condição inflamatória dos folículos pilossebáceos, estruturas da pele compostas pelo pelo e pela glândula sebácea, que se localizam principalmente na face, tórax e região superior das costas. Nessa condição, observa-se um aumento das glândulas sebáceas, que passam a produzir excesso de sebo, associado a pelos finos e rudimentares.

O principal mecanismo da acne envolve a obstrução do folículo pilossebáceo, causada por queratinização anormal do infundíbulo folicular, que resulta na formação de comedões, popularmente conhecidos como cravos, e pode evoluir para lesões inflamatórias, como pápulas, pústulas e nódulos.

Além disso, a acne está relacionada à hipersecreção sebácea, à proliferação bacteriana da Cutibacterium acnes (antiga Propionibacterium acnes) e a respostas inflamatórias locais, que contribuem para a formação de espinhas e possíveis cicatrizes

Fatores hormonais, genéticos, ambientais e até emocionais podem influenciar o surgimento e a gravidade da acne, tornando-a uma condição multifatorial que vai além de uma simples alteração estética.

O resultado é uma pele com cravos, espinhas e inflamações, que pode afetar tanto a aparência quanto a autoestima, sendo importante o diagnóstico e acompanhamento dermatológico para prevenção de complicações e cicatrizes.

Como se trata a acne?

Primeiramente você deve procurar um dermatologista para ele classificar sua acne. A partir de então começará um programa de tratamento da acne que poderá variar conforme a faixa etária em que você se encontre e o seu tipo de pele. Quando um tratamento se mostrar ineficaz, retorne ao seu dermatologista, provavelmente seu quadro clínico mudou e você precisará de um reajuste terapêutico.
Nos casos de acne da mulher adulta vale lembrar a importância de se usar um anticoncepcional com ação anti-androgênica. Se você tem contra-indicação de usar hormônio ou se simplesmente não quer usá-lo, converse com seu dermatologista, existem muitos outros tipos de medicação para tal.

Dicas importantes

Cuidados diários

  • Lave o rosto duas vezes ao dia com sabonete adequado para o seu tipo de pele.
  • Evite espremer ou cutucar as lesões, para não causar cicatrizes ou infecções.
  • Use produtos não comedogênicos e evite cosméticos oleosos.

Manutenção e acompanhamento

  • Procure um dermatologista regularmente para ajustar o tratamento conforme a evolução da acne.
  • Siga a rotina de cuidados indicada pelo profissional, incluindo limpeza, hidratação e proteção solar.
  • Observe e registre mudanças na pele para informar o médico em consultas de retorno.

Hábitos e prevenção

  • Atenção à alimentação equilibrada, evitando excesso de açúcar, gorduras e alimentos ultraprocessados que podem agravar a acne.
  • Controle do estresse e noites de sono adequadas ajudam a reduzir surtos.

Você tem mais alguma dúvida?

clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe

Fale com a gente